.::: Como a Acad irá trabalhar durante a COVID-19?

Fato: a Covid-19 mudou a realidade de todas as empresas.    Na Acad não é diferente.   Nenhuma unidade de atendimento da Acad parou, mas desde 20 de março foram iniciados processos trabalho domiciliar (home office) de nosso time de profissionais.
Agora, porém, entramos em um período crítico: é hora de fazer o fechamento da folha de pagamento e também de iniciar a apuração dos impostos e contribuições da competência Março de 2020, com vencimento em Abril. 
Este informativo é para que você, cliente e parceiro da Acad, saiba como iremos proceder para que você, sua empresa e sua equipe sejam atendidos pelo nosso Time com o máximo possível de segurança, sem comprometer os serviços que prestamos.   Pedimos que leia na íntegra para saber como as mudanças irão lhe afetar:
.:: 1) Folhas de Pagamento, Movimentação de Funcionários e demais assuntos de Departamento Pessoal:
O departamento pessoal da Acad, neste momento, é o que está sendo mais demandado e continua trabalhando de forma habitual, só que em home office e por meio de comunicação digital.
Nossa equipe de Departamento Pessoal está e continuará a sua disposição integralmente.


.:: 2) Apuração de Simples Nacional (para empresas optantes por este regime tributário)

2.1) Empresas do Simples Nacional que enviam Sintegra  (mesmo que este venha a ser dispensado)- O movimento será conferido com base nos relatórios de entrada e saída enviados pela empresa á ACAD.  Dessa forma a empresa precisará se manter atenta quanto às classificações. Não será possível identificar erros de CFOP, CSOSN, Valores Totais de Nota, Ausência de escrituração de notas fiscais de entrada.

2.2) Empresas do Simples Nacional que não enviam Sintegra - Será feito apenas a apuração da movimentação de saída, não sendo possível importar e verificar notas fiscais de entrada que dependem de classificação do cliente, feitas em seu respectivo sistema. Logo, caso tenha algum imposto a ser calculado nessas notas, como ICMS ST ou DIFAL, não serão enviados neste momento, ficando pendente para quando as notas de entradas forem recolhidas (uma vez que os prazos também foram prorrogados pelo Governo), a não ser que a empresa as envie através do Google Drive da Acad (entrar em contato com o atendimento da Acad para este fim).


.:: 3) Empresas Tributadas pelo Lucro Real ou Presumido (Apuração de ICMS, ISS, PIS, COFINS, IPI, IRPJ, CSLL e demais tributos para empresas tributadas pelo Lucro Presumido ou Real):
Empresas do Lucro Real e Lucro Presumido enviarem a documentação mesmo em meio digital: Não será possível a conferência de nota a nota, pois a demanda um tempo maior e maior e nossa infraestrutura está comprometida pelo trabalho em home office. Diante disso:
.: Para cálculo do ICMS ST eventualmente devido: analisaremos apenas os  CESTs cadastrado nas notas de entrada do Sped Fiscal. Com isso, se na nota fiscal do fornecedor estiver informado CEST incorreto não será possível fazer essa análise.


.:: 4) Orientação para ICMS ST e DIFAL: A sugestão e orientação é que a empresa já identifique as notas que terão ICMS ST e DIFAL (Diferencial de Alíquota), enviando à ACAD uma relação com as chaves de acesso dessas notas, para que possam ser agilizados os cálculos e feitas as devidas conferências.


.: 5) Envio de documentos em meio digital: A todos os clientes que nos enviarem documentos pela forma digital (Google Drive da Acad ou mesmo por e-mail), reforçamos a importância do envio das Notas Fiscais de Serviços Tomados, pois pode haver alguma retenção de tributos. 


.: 6) Notas de aquisição de produção rural: Reforçamos também a necessidade de envio das notas fiscais de aquisição de Produtores Rurais, junto com os arquivos em meio digital.   Notas fiscais de produtor rural que se referirem a carnes, é necessário que nos sejam encaminhadas juntamente com a respectiva nota do serviço de abate, para cálculo do ICMS ST.


.: 7) Sua colaboração é essencial: Contamos com sua colaboração neste momento em que precisamos unir forças para desempenharmos nossas tarefas da melhor maneira possível.  Lembramos essencialmente que:
a) Deve ser evitado o contato pessoal a todo custo.  Logo, enviar colaboradores para pegar / receber malotes será mais uma forma de potencializar o risco de contato, e consequentemente de contágio da Covid-19.

b) Os meios tecnológicos que já existem nos permitem trabalhar integralmente de forma digital.  Já fazemos isso com vários clientes.  Agora, porém, teremos que ampliar essa utilização a todos os clientes, não só por questão operacional, mas por questão de saúde pública.

c) A Acad utiliza ferramenta facilmente acessível e disponível para todos: utilizamos tecnologia Google.   Especificamente o Google Drive, que é uma "pasta de arquivo em nuvens" ou uma "pasta virtual de arquivos e pastas" em que já salvamos, atualmente, todos os documentos de todos os clientes Acad.    A novidade é a possibilidade de compartilhar esta pasta com todos os clientes e parceiros Acad.

d) Após os primeiros contatos com as ferramentas tecnológicas, temos certeza que observarão que ela é muito mais eficiente, eficaz e traz produtividade infinitamente maior.    Então, do "limão" pretendemos fazer uma "limonada" e utilizarmos - ainda que forçando a aprendizagem neste momento - a tecnologia como nossa grande aliada.

e) Sabemos que dificuldades poderão surgir no início, mas é necessário que todos nos adaptemos à tecnologia.  Empresas de comércio agora estão buscando vender pela internet.   Indústrias estão abrindo canais on line de vendas.    Nas crises, surgem oportunidades.   Por isso convidamos você a experimentar o que a Acad tem a oferecer.

f) Até dia 06 de abril estará disponível a plataforma de auto atendimento da ACAD em que você poderá vincular seu e-mail à uma conta Google (se ainda não for) e ter acesso à todos os arquivos e informações de sua empresa diretamente no Google Drive, do seu computador, tablet ou celular.