.::: Passo a Passo para Requerer Seguro Desemprego



Cumprindo as recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), como medida para conter a propagação do novo coronavírus, Covid-19, o SINE/IDT (Sistema Nacional de Emprego e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho) suspendeu o atendimento presencial nas unidades de todo o país.

Entretanto, trabalhadores que precisam dar entrada no seguro-desemprego podem solicitar o benefício de forma online de duas formas: pelo computador, através do portal Gov.br/trabalho, ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Lembrando que seguro-desemprego é concedido ao trabalhador demitido sem justa causa e o prazo para solicitação do auxílio pode ser solicitado de 7 a 120 dias após a demissão. 

Para pedir o benefício, é necessário ter em mãos RG, CPF, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), o Requerimento do Seguro-desemprego – que deve ser solicitado ao empregador e estar cadastrado no Gov.br.

Veja como solicitar o seguro-desemprego:

.:Solicitar o seguro-desemprego pelo site

1.    Acesse o site Gov.br/trabalho;

2.    Efetue o cadastro e crie uma conta para obter login e senha (caso ainda não tenha);

3.    Acesse os serviços digitais para o Seguro-desemprego;

4.  Você terá acesso à tela serviços onde aparece a função que permite Requerer o Seguro-desemprego;

5.    Na tela seguinte, clique na função Solicitar Seguro-desemprego;

6.    Informe o número do Requerimento do Seguro-desemprego (número de dez dígitos e está registrado no alto do formulário entregue pelo empregador após a demissão sem justa causa);

7.    Clique em localizar;

8.  Cheque se as informações estão de acordo com seus dados pessoais. Leia as regras legais para habilitação ao benefício, concorde com os termos e clique em concluir;

9.    Confirme a solicitação do seu benefício;

10. Na etapa seguinte irá aparecer a frase “Solicitação do Benefício Realizada com Sucesso” e também as informações sobre o seu benefício, como a quantidade e o valor das parcelas, e as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento.

 

Solicitar o seguro-desemprego pelo aplicativo

1.    Baixe o app “Carteira de Trabalho Digital”, disponível para Android ou IOS;

2.    Faça o cadastro no portal Gov.br e adquira “login” e senha (caso ainda não tenha);

3.    Na tela seguinte, você poderá visualizar as últimas anotações da sua Carteira de Trabalho. Clique em “Benefícios”, para ser direcionado para ao Seguro-desemprego;

4.    Utilize o comando Solicitar na aba do Seguro-desemprego;

5.    Digite o número do Requerimento de Seguro-desemprego desemprego (número de dez dígitos e está registrado no alto do formulário entregue pelo empregador após a demissão sem justa causa);

6.    Confirme as informações e clique no comando avançar ao final da tela;

7.    Na nova tela, serão apresentadas as informações relativas ao contrato de trabalho encerrado, em que constam número do CNPJ, o cargo declarado pelo empregador, a quantidade de meses trabalhados na empresa, as datas de admissão e dispensa e o motivo da dispensa (sem justa causa) e qual a média dos últimos 3 salários recebidos;

8.    Leia e concorde com as informações antes de clicar em confirmar;

9.    O app irá trazer informações sobre o processamento do seu benefício. Caso tenha direito ao seguro, você irá visualizar a quantidade de parcelas, com as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento. 

Vale ressaltar que a liberação da primeira parcela ocorre 30 dias após o cadastro da solicitação no sistema.

Fonte: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-o-seguro-desemprego

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