Essa é informação é útil para você que:
. Já investe no mercado financeiro, inclusive em bolsa de valores
. Pretende investir
. Conhece alguém que investe
Mesmo que seu investimento seja irrisório e que não haja nada a pagar de imposto, o simples fato de investir no mercado financeiro já te obriga a declarar Imposto de Renda Pessoa Física.
Se você já investe ou já se informou sobre o assunto, deve saber que só terá que pagar Imposto de Renda se o volume de vendas no mês for maior que R$ 20 mil.
Verdade, mas mesmo que não tenha nada a pagar sobre o ganho, você precisa saber de quanto foi o ganho.
No programa de IRPF o ganho deve ser informado como Rendimento Isento (ficha de Rendimentos Isentos, inserir linha com o código "20 - Ganhos líquidos em operação no mercado à vista de ações...", conforme imagem abaixo:
Logo, mesmo não havendo nenhum centavo a recolher de Imposto de Renda sobre suas operações no mercado financeiro, você precisa saber de quanto foi o seu ganho e informá-lo no programa de Imposto de Renda.
Como saber o ganho? Só há uma forma: controlando mensalmente suas operações.
Você precisa ter sempre atualizado o custo médio de seus papéis para, na venda, saber o valor exato dos seus ganhos. Não importa o valor dos ganhos, se eles existiram você precisa informá-los no Imposto de Renda. Inclusive se foram isentos.
E se os ganhos de um mês não foram Isentos (volume de vendas no mês for superior a R$ 20 mil), o imposto de renda é pago no mês seguinte ao ganho. Você não deve esperar até a declaração de Imposto de Renda do ano seguinte para calcular, pois se fizer isso, além de pagar o imposto terá também que pagar juros e multa!
Tenha um controle rigoroso de suas operações. Se sua corretora de investimento já lhe oferece essa possibilidade, ótimo. Se não oferece, você pode usar uma planilha eletrônica para isso.
Mesmo que você contrate um profissional para fazer sua declaração de Imposto de Renda, não basta entregar os relatórios de operações que você realizou. Estes relatórios em geral não possuem informações que só quem investe possui, como o Custo Médio das ações, por exemplo.
Os controles devem ser feitos por quem investe.
Se contratar alguém para fazer te sua Declaração de Imposto de Renda, a pessoa contratada deverá lhe exigir dados como o custo médio, o estoque de ações e os ganhos isentos mensais.
Se ligue nessas dicas para que sua declaração não seja enviada com erros!